quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

Na Sombra do Poder: Neto viaja, mas Rodrigo não decola

[Na Sombra do Poder: Neto viaja, mas Rodrigo não decola]
01 de Fevereiro de 2018 às 05:55 Por: Arquivo BNews / Reprodução Por: Editoria de Política00comentários
Fincado
O prefeito ACM Neto (DEM) foi a Brasília nesta terça (31) no habitual bate-volta. O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM), sonhando com a candidatura à presidência da República, tem buscado no amigo de longas datas o apoio para se viabilizar. Difícil é conseguir apoio popular. As pesquisas são todas ruins para o chefe da Casa Baixa do Congresso Nacional. “Neto viaja constantemente, mas Rodrigo não decola”, dizem alguns observadores das movimentações.
Querendo…
Cresceu, nos bastidores, a conversa de que o plano B de Neto ao governo é B de Bruno Reis. Aliados próximos ventilaram a possibilidade novamente. Há quem diga que é tática para movimentar o tabuleiro. Quem conhece Neto sabe: ele vai arrastar o assunto até os 45 do segundo tempo e deixar para confirmar qualquer coisa sobre chapa já na prorrogação.
...Não podendo
A tática de Neto é conhecida e vai voltar a acontecer. A confirmação da candidatura ao governo, certa no momento, virá apenas em abril – pode anotar-. Mas não restam dúvidas de que será ele a carregar o agrupamento político. Todos os outros concorrentes do campo político foram rebaixados. De quebra, Neto tem ainda a presidência nacional do Democratas para garantir o lugar de fala, estrutura financeira e política se for derrotado.
Dividindo
João Gualberto, deputado federal, tratou de afastar qualquer possibilidade de entrar na disputa, já belicosa, dentro do PSDB pela vaga de candidato ao Senado. Sílvio Pinheiro, do FNDE, especulado com suplente de Gualberto, desconversou. “Seria uma honra ser suplente de Gualberto, mas isso me parece muito mais uma nota para tentar ‘queimar’ nós dois”.
Indivisível
Há precedentes, e não só na Bahia, de casos em que dois pré-candidatos do mesmo campo político disputaram de forma tão antropofágica a indicação que uma terceira via foi apresentada como solução para equilibrar o ambiente. Paulo Souto conhece a história. Nós também. Portanto, Gualberto pode não saber, mas não deve ser descartado.
De novo aqui
O partido que não sai da coluna até definir o leilão, ou melhor, o rumo, é o PR. É um tal de costura daqui, faz conta dali, discute por lá. O partido cortejado para ser troféu de Neto na disputa com Rui Costa pode acabar taxado como fisiológico e interesseiro. Opa: "mas já é conhecido por isso", avisa um amigo dos republicanos.
Aquilo não se esconde
Nenhum aliado de Rui Costa (PT) acreditou no prefeito de Camaçari, Antônio Elinaldo (DEM), que garantiu não ter tido qualquer participação na chuva de vaias que caiu sobre parlamentares governistas, nesta quarta-feira (31), durante a inauguração de um novo fórum e de um SAC na cidade. O ato, promovido por uma claque de militantes do democrata (que inclusive foi alvo de sonoras ovações), respingou inclusive no governador, que foi incisivamente cobrado para falar sobre os problemas nas áreas de saúde e segurança pública.

Nenhum comentário:

Postar um comentário