sábado, 3 de março de 2018

O Bom Samaritano


O Bom Samaritano - quem é meu próximo?  

Um homem estava caído na estrada. Assaltado, espancado e deixado como morto, ele nem conseguia se mexer. Nesse momento, passou um sacerdote, um homem dedicado ao serviço no templo de Deus. O sacerdote viu o homem prostrado e... se afastou dele!
Passou também um levita, um homem que também trabalhava no templo de Deus, cuidando de vários aspetos práticos. O levita viu o homem e também seguiu caminho sem o ajudar. Se nem dois homens considerados muitos santos fizeram nada, quem iria ajudar esse pobre homem?
Passou um terceiro homem pelo caminho. Esse era samaritano, um herege, desprezado pelos judeus. Mas, apesar da inimizade entre samaritanos e judeus, ele parou para ajudar o homem caído. O samaritano tratou de suas feridas e levou-o para uma hospedaria. Lá, ele pagou todas as despesas do homem ferido até ficar recuperado!

Lucas 10: 36-37 “ Qual destes três você acha que foi o próximo do homem que caiu nas mãos dos assaltantes?”  “ Aquele que teve misericórdia dele”, respondeu o perito na lei. Jesus lhe disse: Vá e faça o mesmo”.
Uma lição de amor ao próximo...
Jesus contou essa história para mostrar o que é realmente importante para Deus. Sem amor, todas as outras coisas não têm valor. E o amor a Deus se expressa no amor ao próximo.  A Bíblia diz que quem não ama seu próximo não ama a Deus. Podemos até fazer muitas coisas para agradar a Deus orar, ler a Bíblia, trabalhar na igreja, ensinar teologia, dar ofertas, evitar a imoralidade... Mas, sem amor, nada disso tem valor!

A parábola do Bom Samaritano mostra como muitas vezes podemos nos tornar insensíveis, achando que estamos fazendo tudo certo mas ignorando o essencial. O sacerdote e o levita, que deveriam estar cheios do amor de Deus, na verdade estavam tão frios que nem sentiram uma ponta de dó pelo homem ferido.
Por outro lado, por vezes somos surpreendidos pelo amor de pessoas que nunca iríamos considerar.

O samaritano não tinha razão nenhuma para ajudar o homem ferido, nem era esperado que ele fizesse alguma coisa. No entanto, ele tinha o amor de Deus dentro de seu coração. Ele não viu um inimigo odiado. Ele viu uma pessoa como ele, que precisava de ajuda.

Em 1 Coríntios 13:2 nos diz: Ainda que eu tenha o dom de profecia, saiba todos os mistérios e todo o conhecimento e tenha fé capaz de mover montanhas, se não tiver amor, nada serei.
Quem é meu próximo?
Jesus contou a parábola do Bom Samaritano porque alguém lhe perguntou quem era seu próximo, que deveria amar como a si mesmo. Com essa parábola, Jesus mostrou que o próximo é aquele que está ali, no seu caminho.
Jesus não fez distinção entre amigos e inimigos, gente boa ou gente ruim. Ele simplesmente mandou amar a todos. Diante de Deus, todos temos o mesmo valor. Todos precisamos do amor de Deus e todos devemos oferecer o amor de Deus. Isso agrada a Deus mais que qualquer ritual ou ato religioso.
Ame a Deus, ame seu próximo!
Coop. Francisco Primo

Nenhum comentário:

Postar um comentário