segunda-feira, 30 de julho de 2012

MARTA vira DJ e apresentadora de Rádio na Suécia



De olho no ouro, Marta vira DJ e 




apresentadora de rádio na Suécia


Convidada especial de programa tradicional, craque explica 'Quero tchu, quero tcha' aos suecos e pede ajuda na torcida pelo Brasil nas Olimpíadas

Por Rafael MaranhãoDireto de Estocolmo, Suécia
2 comentários
Antes de partir para os Jogos de Londres em busca de sua terceira medalha olímpica, Marta aventurou-se numa função diferente na Suécia, onde vive e defende o Tyreso: virou apresentadora de rádio e ainda deu uma de DJ escolhendo a trilha sonora do programa. Na lista da craque, muita música brasileira, mas também americana e até sueca. No programa, chamado "Sommar i P1" e que foi ao ar na última sexta-feira, Marta falou sobre a sua vida, sua carreira e sobre os planos para 2012.
- Homare Sawa, do Japão, foi eleita a melhor do mundo no ano passado por ter levado sua equipe a ganhar o Mundial. Eu espero ser eleita a melhor do mundo este ano, porque isso quer dizer que o Brasil vai ter ganho o ouro nas Olimpíadas - disse.
Um dia depois a participação de Marta no programa, a Seleção venceu a Nova Zelândia por 1 a 0 e deu o primeiro passo para lutar pelo ouro inédito após duas medalhas de prata seguidas em 2004 e 2008: garantiu a classificação antecipada no Grupo E para as quartas de final. Na estreia, quarta passada, Marta marcou duas vezes e ajudou o Brasil a golear Camarões por 5 a 0.
Marta em programa de rádio na Suécia' (Foto: Divulgação)Marta em programa de rádio na Suécia: de Lionel Richie a 'Quero tchu, quero tcha' (Foto: Divulgação)
Participação em programa é como 'condecoração oficial' na Suécia
A TRILHA SONORA DO PROGRAMA DE MARTA
MÚSICAARTISTA
"Aqui é o país do futebol"Wilson Simonal
"Eu quero tchu, eu quero tcha"João Lucas & Marcelo
"Ballad om vintern"Veronica Maggio (cantora sueca)
"É uma partida de futebol"Skank
"Sem trânsito, sem avião"Victor & Leo
"Aquarela do Brasil"Daniela Mercury
"Hur ska det gå?"Melissa Horn (cantora sueca)
"Forró número um"Kátia di Tróia
"All night long"Lionel Richie
"Marta, a melhor do mundo"Boca de Forno
"Här kommer alla känslorna"Per Gessle (cantor sueco)
"Boom boom pow"The Black Eyed Peas
"Sorte grande"Ivete Sangalo
"Alagoas"Djavan
"Eu vou torcer"Jorge Ben Jor
"Sommar i P1" é um tradicional programa da rádio pública sueca, transmitido no verão local desde 1959. No país escandinavo, ser convidado a apresentá-lo tem quase o peso de uma condecoração oficial. Estrangeiros raramente recebem essa honra. Em parte, porque para isso é preciso ter domínio do idioma local. Não foi problema para Marta, que aprendeu a falar sueco durante os cinco anos em que atuou no Umea.
- Quando voltei da Copa do Mundo de 2003, começaram a ligar para minha casa dizendo que um time da Suécia estava interessado na minha contratação. Achei que fosse trote de alguém. Mas continuaram insistindo e descobri que era para valar. Não sabia nem onde a Suécia ficava no mapa - revelou a jogadora.
Em 1h30 de programa, Marta teve tempo para falar sobre quase tudo. Contou sobre as dificuldades na infância em Dois Riachos, no interior de Alagoas, a dura vida de uma menina que sonha jogar futebol no Brasil, passando ainda pelos momentos marcantes da carreira e as cinco premiações de melhor do mundo. Entre uma história e outra, muita música. Até mesmo uma em homenagem a ela. "Marta, a melhor do mundo", do grupo de forró alagoano Boca de Forno, lançada após a craque vencer a premiação de melhor do ano da Fifa pela terceira vez.
A trilha sonora incluiu várias canções com futebol como tema. Mas também entraram na lista sucessos do passado, de nomes como Lionel Richie e o conterrâneo Djavan, e do presente, como "Eu quero tchu, eu quero tcha", da dupla João Lucas & Marcelo.
- Essa é a música que a gente costuma cantar e dançar na comemoração dos gols do Tyresö - explicou Marta, citando o time sueco para onde se transferiu nesta temporada.
Em seu programa, Marta lembrou do dia em que disputou um jogo beneficente organizado por Ronaldo e Zinedine Zidane no Marrocos, em 2008, a única mulher entre astros do futebol mundial ("do mesmo jeito que eu jogava quando era pequena"). Ela também citou o trabalho como embaixadora da boa vontade da ONU e os países que conheceu.
- Pela ONU estive em países como Serra Leoa e vi como as dificuldades que as mulheres enfrentam. É o tipo do trabalho que eu jamais teria recebido se não fosse uma jogadora de sucesso. Não é o tipo de função que costumam dar a uma pessoa que parou de estudar na quinta série - afirmou.
Por fim, Marta falou mais uma vez no sonho da medalha de ouro olímpica e pediu uma forcinha dos suecos na torcida pelo Brasil.
- O Brasil se chama país do futebol mas ainda não ganhou o ouro. Nem no masculino nem no feminino. Sei que meus ouvintes vão torcer para a Suécia, mas se puderem torcer um pouquinho para o Brasil também. Eu, pelo menos, vou apoiar a seleção sueca em todos os jogos, menos contra nós.
Marta comemora gol do Brasil contra Camarões (Foto: Reuters)Marta comanda a dança na comemoração de gol do Brasil contra Camarões (Foto: Reuters)

Nenhum comentário:

Postar um comentário