domingo, 3 de agosto de 2014

Estado Islâmico toma controle de campo de petróleo no Iraque



O grupo tem disseminado a pior onda de violência que o país já viu desde a guerra civil de 2006-2007

Insurgentes do Estado Islâmico exibem suas armas nas ruas de Sinjar, no Iraque

Combatentes do Estado Islâmico assumiram controle da maior barragem do Iraque, um campo de petróleo e mais três cidades neste domingo, após infligirem a primeira grande derrota sobre as forças curdas desde que varreram a região em junho.
A captura da barragem de Mossul após uma ofensiva de quase 24 horas deu aos militantes sunitas a habilidade de inundar grandes cidades iraquianas, elevando drasticamente as apostas em sua tentativa de derrubar o governo liderado pelo primeiro-ministro xiita Nuri al-Maliki.
O Estado Islâmico, que vê a maioria xiita do Iraque como apóstatas que merecem morrer, também obteve o campo de petróleo Ain Zalah, somando aos outros quatro que já têm sob controle, e três cidades.
Eles enfrentaram forte resistência curda apenas no início de sua última ofensiva, quando tomavam a cidade de Zumar. Os islâmicos então levantaram suas bandeiras pretas no local, ritual que normalmente precede execuções em massa dos oponentes capturados e a imposição de uma ideologia que até mesmo a al-Qaeda acha excessiva.
O grupo, que declarou um califado em partes do Iraque e Síria, impõe o maior desafio à estabilidade do Iraque, membro da Opep, desde a queda de Saddam Hussein em 2003.
Desde que milhares de soldados iraquianos fugiram da ofensiva do Estado Islâmico, milícias xiitas e combatentes curdos têm sido vistos como uma linha de defesa crítica contra os militantes, que ameaçaram marchar sobre Bagdá.
As batalhas de domingo, no entanto, colocaram em dúvida a efetividade dos combatentes curdos e aumentaram a pressão sobre os líderes do Iraque de formar um governo capaz de conter o Estado Islâmico.
publicidade
Pouca resistência
Os combatentes do Estado Islâmico atacaram Zumar de três direções diferentes em caminhões montados com armas, derrotando as forças curdas que haviam colocado reforços na cidade.
O Estado Islâmico também tomou mais tarde a cidade de Sinjar, onde testemunhas disseram que os residentes haviam fugido após os combatentes curdos terem colocado pouca resistência contra os militantes.
Em sua conta do Twitter, o Estado Islâmico postou a foto de um de seus combatentes mascarados segurando uma pistola sentado na mesa abandonada do prefeito de Sinjar. Atrás dele a imagem de um famoso líder guerrilheiro curdo.
Em comunicado em seu site, o Estado Islâmico disse que seus combatentes haviam matado dezenas de combatentes curdos.
"Centenas fugiram deixando veículos e um grande número de armas e munição e os irmãos controlaram muitas áreas", disse o Estado Islâmico. "Os combatentes chegaram na fronteira do triângulo entre Iraque, Síria e Turquia", disse.
O Estado Islâmico tem explodido sistematicamente mesquitas xiitas e santuários em território que tem conquistado, alimentando níveis de violência sectária não vistos desde a guerra civil de 2006-2007.
O grupo, no entanto, que mudou de nome no início deste ano de Estado Islâmico do Iraque e do Levante (ISIL), interrompeu sua ida à Bagdá, parando um pouco antes da cidade de Samarra, a 100 km ao norte do capital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário