sexta-feira, 10 de maio de 2013

PF prende sobrinho do governador do Acre e secretário



34 mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos.
A suspeita é que aproximadamente R$ 4 milhões tenham sido fraudados.
Uma operação da Polícia Federal que investiga fraude em licitações públicas cumpre na manhã desta sexta-feira (10) ao menos 34 mandados de busca e apreensão. Dentre os presos estão servidores do governo do Estado, secretário de Obras da Prefeitura de Rio Branco, além de empreiteiros.
Já foram presos o secretário de Obras da prefeitura, Wolvernar Camargo, o diretor de análises clínicas da Secretaria Estadual de Saúde e sobrinho do governador Tião Viana, Thiago Paiva, o ex-secretário de Habitação do Estado, Aurélio Cruz, o diretor do Departamento de Pavimentação e Saneamento (Depasa) Gildo César, o empreiteiro e ex-presidente da Federação da Indútria do Acre (Fieac), João Francisco Salomão e os empreiteiros Sérgio Murata e Narcísio Mendes Júnior.
De acordo com informações da Polícia Federal, sete construtoras estavam sendo investigadas desde 2011 suspeitas de atuar em conjunto para fraudar licitações em obras públicas do Estado.
Segundo a PF, as empresas atuavam da seguinte forma: elas simulavam concorrer entre si, com a finalidade de garantir que uma deles vencesse o processo. Os concorrentes que se recusassem a fazer parte do esquema eram eliminados pelo grupo ainda na primeira fase, a de habilitação.
Os envolvidos na organização criminosa devem responder pelos crimes de cartel, falsidade ideológica, corrupção ativa e passiva, fraude em licitação, formação de quadrilha e desvio de recursos públicos.
A operação é realizada nos municípios de Tarauacá e Rio Branco e conta com o apoio de 150 agentes federais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário