quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

A LAVAGEM DO BONFIM


Bonfim: Otto elogia Nilo e diz que precisa priorizar trabalho pela infraestrutura
Foto: Jailton Jr/Ag Haack/ Bahia Notícias
O governador em exercício, Otto Alencar (PSD), não participou da abertura do culto ecumênico que precede o cortejo ao Bonfim. Quem cumpriu o ritual foi o chefe da Casa Civil do governo baiano, Rui Costa, um dos nomes do PT para disputar a estadual em 2014. Otto negou ter incumbido o secretário da função e minimizou os dividendos gerados para qualquer político por participar da Lavagem do Bonfim. “Não venho em busca de um apoio ou de uma visibilidade política até aqui não se define absolutamente nada. O que define a vida política são outras coisas: é o seu trabalho, a sua luta, o que você construiu”, disse em entrevista ao Bahia Notícias. Em resposta às declarações do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Marcelo Nilo (PDT) de que não seria "infantil" discutir sucessão e, apesar de terem estratégias diferentes, ambos são candidatos em potencial à sucessão de Jaques Wagner, Otto foi diplomático. “Marcelo tem colocações bem apropriadas, muito lúcidas, de que passaria (a candidatura) pelo governador, pelo grupo”, disse, ao concordar que “tem estilo diferente de Nilo, assim como o estilo dele difere do estilo do governador Jaques Wagner”. O também secretário estadual pondera que tem uma “missão muito difícil de trabalhar pela da infraestrutura” da Bahia e “se eu for me centrar em política, acabo não fazendo bem o meu trabalho”. Ele afirmou ainda que precisa priorizar os problemas que tem para resolver, a exemplo do sistema ferry-boat, que “têm me atormentado a vida”, os aeroportos e a questão dos parques eólicos. 
Bonfim: 'Meu pai e minha mãe, minha filiação para sempre', diz Fátima Mendonça sobre saída do PV
Com o governador na China, a primeira-dama Fátima Mendonça representa o governador na Lavagem do Bonfim, nesta quinta-feira (17), ao lado de Otto Alencar, Rui Costa e Marcelo Nilo - que puxam o bloco do governo. "Aqui é uma representação feminina, porque a masculina é o Dr. Otto. Aqui são as mulheres representando a parte feminina do governador”, explicou. Segundo ela, a festa do Bonfim é um grande baile. “A gente começa o ano pedindo a paz, pedindo o desenvolvimento, pra nossa terra, pra nossa cidade especialmente, que estava tão triste, mas agora está cheia de esperança. Eu tenho certeza que a parceria entre a prefeitura, o estado e a presidente Dilma Rousseff vai conseguir tirar Salvador dessa tristeza que ela vinha sofrendo”, afirmou. A primeira-dama, que não é mais filiada ao PV, afirmou que não tem “mais nenhuma vontade de estar no PV”. Questionada se pensa em se filiar a outro partido em 2014, a primeira-dama retrucou: “Francisco Mendonça e Avany, meu pai e minha mãe, essa é minha filiação para sempre”.
Bonfim: 'O contato com as pessoas contribui para o sucesso da gestão', diz Jutahy
Em meio ao burburinho do bloco da Prefeitura de Salvador no cortejo da festa do Bonfim, o deputado federal Jutahy Magalhães (PSDB) disse que o contato da população com o prefeito ACM Neto é importante para que a administração da cidade tenha sucesso. "A receptividade das pessoas ajuda muito, porque, além de liderança e boa gestão, é necessária a participação da sociedade no governo", comentou. Para o deputado baiano, as parcerias com o governo federal e estadual também são importantes para o êxito da administração municipal. "Trabalhar com o mesmo objetivo é extremamente positivo tanto para Salvador como para a Bahia", afirmou.

O deputado estadual Leur Lomanto Jr nega que exista qualquer tipo de ingerência da Executiva nacional do PMDB para que o partido não assuma a liderança da oposição ao governo na Assembleia Legislativa, para evitar institucionalizar o antagonismo com os petistas, aliados da legenda em âmbito nacional. “Nosso posicionamento é muito claro: o PMDB da Bahia faz oposição ao governador Jaques Wagner”, disse ao Bahia Notícias, ao admitir que gostaria de assumir a liderança da minoria no Legislativo estadual. “Para mim é uma honra, mas ainda precisa ser discutido”, afirmou, ao lembrar que no “rodízio” de partidos, o PR e o DEM já ocuparam o posto. 

Neto faz 'pedido especial' ao Senhor do Bonfim

por David Mendes / Bárbara Souza
Neto faz 'pedido especial' ao Senhor do Bonfim
Foto: Max Haack / Ag. Haack / Bahia Notícias
O prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), vai fazer um “pedido especial” ao Senhor do Bonfim este ano. “Vou pedir que ele nos ilumine para enfrentar os desafios que não serão pequenos e a tarefa que será árdua”, disse o democrata. Ele ressaltou a importância da festa e destacou que a Lavagem do Bonfim “é o momento que o povo renova a sua fé e a sua esperança”. O chefe do Executivo municipal voltou a dizer que tem visto “as pessoas mostrarem muita confiança” e que acredita que “sair vencedor da tarefa de devolver o respeito à cidade Salvador”. Quando questionado sobre a possibilidade de ser o nome da oposição na disputa pela sucessão do governador Jaques Wagner (PT) em 2014, o prefeito nem esperou a conclusão da pergunta. “Esqueça”. 

Bonfim: Lídice diz que candidatura ao governo é especulação

por Evilásio Júnior / Bárbara Affonso
Bonfim: Lídice diz que candidatura ao governo é especulação
Foto: Jailton Jr/Ag Haack/ Bahia Notícias
Durante a festa em homenagem ao Senhor do Bonfim, nesta quinta-feira (17), a senadora Lídice da Mata (PSB) não confirmou sua candidatura ao governo do Estado, caso o governador pernambucano, Eduardo Campos, se candidate à presidência da República, em 2014. "São apenas especulações de cenários. Este é um possível, mas existem outros. O importante é que a gente possa construir um 2013 para continuar recebendo a confiança do povo", afirmou. Para o próximo pleito, a senadora estima um aumento da bancada do partido na Bahia. "Queremos no mínimo dobrar nossa bancada, mas a meta é triplicar. Não podemos nos restringir ao posicionamento que temos hoje, que está bem distante da influência que o PSB já tem no Estado", destacou.

Quinta, 17 de Janeiro de 2013 - 10:11

Bonfim: Geraldo Júnior vai buscar exemplos em outras casas legislativas

por Aparecido Silva / Bárbara Affonso
A festa do Bonfim desta quinta-feira (17) é "um marco na história de concentração popular de Salvador", segundo o presidente municipal do PTN, Geraldo Júnior, que também marca presença no cortejo. Em entrevista ao Bahia Notícias, o vereador afirmou que não tem pretensões eleitorais em 2014, a não ser que o partido e a base o indiquem. "Meu desejo é cumprir o mandato na Câmara até o final. Na Corregedoria da Casa, o intuito é realizar um trabalho diferenciado, buscando estratégias e exemplos que deram certo em outras câmaras municipais", destacou.
Quinta, 17 de Janeiro de 2013 - 10:06
Festival de Verão: Confira o que rolou nos bastidores do 1º dia de festa
Foto: Fred Pontes/Divulgação
A primeira noite do Festival de Verão Salvador deste ano foi uma caixinha de surpresas. Ao contrário dos anos anteriores, a noite da quarta-feira (16) não teve muitas celebridades, que preferiram curtir uma outra festa. Apesar de ser a atração principal desta quinta (17), ficou a cargo de Ivete Sangalo a abertura da festa. Pablo "roubou" o público do palco principal. Atriz global foi trocada e o beijo que Saulo Fernandes deu em sua última apresentação como banda Eva no palco do Festival. Isso, e muito mais, você confere na Coluna Holofote!

Bonfim: Aleluia diz que estacionar deve ser cada vez mais caro

por Evilásio Júnior / David Mendes/ Bárbara Affonso
O secretário municipal de Urbanismo e Transporte, José Carlos Aleluia, foi nesta quinta-feira (17) ao Bonfim pedir a bênção para a equipe da Prefeitura de Salvador. Em entrevista ao Bahia Notícias, Aleluia disse que teve pouco tempo para organizar o trânsito para a festa desta quinta e que, para o carnaval, as mudanças também não serão grandes. "Salvador precisa enfrentar o problema do trânsito como as grandes metrópoles enfrentam. As ruas e avenidas não podem ser espaços para estacionamento. Ao tirar o carro da garagem, a pessoa deve pensar onde ele ficará hospedado e quanto isso vai custar", afirmou, ao citar o valor, entre US$ 30 e US$ 90, gasto em estacionamento, atualmente, nas grandes cidades. "A tendência é que estacionar seja cada vez mais difícil e caro", concluiu. Questionado sobre a sucessão ao Governo do Estado, o secretário afirmou que está licenciado da presidência estadual do DEM e da política para se dedicar integralmente ao urbanismo, ao transporte e à administração pública. Segundo ele, não há energia para ser despendida em outra coisa que não a administração da cidade.  “Não estamos pensando em futuro, não estamos fazendo política”, finalizou. No meio do empurra-empurra, Aleluia ainda brincou. “Geddel me disse 'eu preferia na oposição porque não tinha tanto empurrão' e eu respondi 'eu prefiro tomar empurrão no governo'”, contou rindo. 
Bonfim: Nilo discorda de Otto e diz que o PT 'não tem a exclusividade'
Foto: Max Haack / Ag. Haack / Bahia Notícias
O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, Marcelo Nilo (PDT), discorda do governador em exercício, Otto Alencar (PSD), que qualificou como “infantil” a discussão sobre a sucessão de Jaques Wagner (PT), durante entrevista ao programa Bahia Notícias no Ar, da Rede Tudo FM 102,5. “Infantil não é”, disse Nilo. Segundo ele, Otto já tem um nome “consolidado”, porque já assumiu cargos do Executivo – “foi governador, vice-governador duas vezes, secretário”. “Como eu sou infantil, eu sou jovem, eu começo cedo”, brincou o pedetista. Nilo disse que Otto faz uma “estratégia diferente”, ao não dizer que é candidato à sucessão de Jaques Wagner. “Eu sou candidato a governador dizendo e tenho certeza que, se eu for candidato a governador, ele vai apoiar minha candidatura”. É possível ser candidato sem o PT como cabeça de chapa? Marcelo Nilo acredita que sim. “O PT tem a preferência, mas não tem a exclusividade”. Ele diz que, na Assembleia, “o PT sempre me apoia, mas ele não me apoia de primeira” e conclui que precisará “construir” sua candidatura. “Tenho certeza de que se eu for um candidato viável, o governador Wagner me apoia e ele me apoiando, o PT me apoia”, finaliza Nilo. 

Quinta, 17 de Janeiro de 2013 - 09:27

Bonfim: Bloco governista abre cortejo rumo à Sagrada Colina

por Evilásio Júnior / Bárbara Souza
Bonfim: Bloco governista abre cortejo rumo à Sagrada Colina
Foto: Max Haack / Ag. Haack / Bahia Notícias
Puxado pelo bloco do governo, o cortejo do Bonfim acaba de deixar a Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia rumo à Colina Sagrada. A comissão de frente da ala governista é composta pelo governador em exercício, Otto Alencar, os secretários estaduais Robinson Almeida (Comunicação) e Domingos Leonelli (Turismo), além dos deputados Marcelino Gallo (estadual, PT) e Paulo Magalhães (federal, PSD). O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, Marcelo Nilo (PDT) também integra o bloco, mas no início da caminhada ficou alguns passos atrás do governador em exercício. 
Bonfim: Célia Sacramento comparece à lavagem vestida de baiana de acarajé
Foto: Max Haack / Ag. Haack / Bahia Notícias
Como adiantado pelo Bahia Notícias, a vice-prefeita Célia Sacramento compareceu à Lavagem do Bonfim vestida a caráter: de baiana de acarajé. Colares, pulseiras e turbante compõem o figurino da vice-prefeita, que participa do culto ecumênico na Igreja da Nossa Senhora da Conceição da Praia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário