quarta-feira, 1 de agosto de 2012

QUEIMADAS E ITIÚBA JUNTAS, DEFENDEM UMBURANA



Ação conjunta das prefeituras de Queimadas e Itiúba beneficia população com barragem


Construída com recursos das prefeituras e a participação popular, barragem da Umburana alivia a angustia da falta d’água.


Diante da seca que assola o município de Queimadas, mesmo sendo cortado por seis rios:  Itapicuru, Itapicuru-mirim, d’Água, Peixe, Jacurici e do Monteiro, moradores da Fazenda Umburana, na divisa com Itiúba, distante 21 km da cidade de Queimadas e 43 de Itiúba, estão comemorando os resultados imediatos da barragem construída no leito do rio Jacurici, dentro do programa de perenização proposto pela Prefeitura de Queimadas, beneficiando mais de 200 famílias dos dois municípios. A barragem tem cinco metros de largura e 38 de comprimento e foi construída com recursos das prefeituras de Queimadas, Itiúba e por movimentos liderados por moradores da região.
Segundo o secretário da agricultura de Queimadas, Jaime Oliveira, o movimento pela construção da barragem começou pelos moradores que convidaram o prefeito Paulo Sérgio Brandão (PT) para uma reunião e externaram o desejo de construir a obra como forma de armazenar água e facilitar o plantio em suas margens. “Eles demonstraram muito interesse em ajudar o poder público na concretização deste sonho e recebeu do prefeito Serginho todo apoio, tendo inclusive abraçado a causa, tomou gosto e tocou pessoalmente o projeto e os resultados estão sendo vistos com apenas dois meses de inaugurada”, falou Jaime.
Foram investidos aproximadamente R$ 50 mil e, segundo Oliveira, a barragem armazena na sua parede 1,5 metro de água, a vazão é feita de forma que em tempo normal, a água passe por tubulação, além de encurtar a distancia entre as comunidades localizadas no município de Queimadas e com as situadas em Itiúba, em especial ao povoado do Anselmo. Ele disse também que a fundação conta com três metros e foram utilizados 420 sacos de cimento na construção.
A aposentada Maria Lopes da Silva, 75 anos, contou ao CN que seu esposo José Morais, 80, começou a conversar com os vizinhos, pois estava inconformado com a presença do rio seco e todos na região sofrendo com a falta d’água. “A gente morando perto do rio e passando sede, os bichinhos bebendo água numa cacimba com muita dificuldade e assim não estava certo”, desabafou Maria Lopes, mãe de 10 filhos.
Ela contou que os moradores chegaram a realizar um bingo para arrecadar recursos e assim que o prefeito de Queimadas Paulo Sérgio Brandão (PT) e a prefeita de Itiúba Cecilia Petrina (PT) foram chamados, não encurtaram distancia para apoiar a reivindicação da comunidade. Muito alegre, a aposentada foi localizada pelo CN na barragem observando um caminhão-pipa carregando água para atender a necessidade dos animais no município de Itiúba.
A obra, segundo Paulo Sérgio Brandão, teve inicio em 2008 quando assumiu a Prefeitura após a cassação do gestor na época, José Mauro Filho, porém o curto espaço de tempo não foi possível concluir e em 2010, quando retornou o governo reiniciou os trabalhos, pois entendia que a barragem era de muito interesse das comunidades e melhorou a vida das pessoas. “A alegria do povo naquela manhã de domingo, dia 20 de maio, quando inauguramos a obra, estará marcada para sempre na minha memória e estou satisfeito em saber que este período de seca nós contribuímos para diminuir o sofrimento de tanta gente e contamos para isto com o apoio da colega Cecilia Petrina” falou o prefeito.
Atualmente 13 carros-pipa custeados com recursos públicos e pelos menos 10 particulares, trabalham dia e noite para abastecer a necessidade humana e animal em Queimadas. O prefeito lembrou que tem se esforçado para não deixar ninguém sem água, mas reconhece as dificuldades, principalmente pela extensão territorial, pois Queimadas têm 2.094 km² de área e vem, além de colocar água nas comunidades, trabalhando na limpeza e ampliação das barragens feitas a trator, preparando o município para enfrentar a próxima estiagem.
Através do CONSISAL, foram liberados recursos para a recuperação de aguadas públicas em 11 municípios do Território que, tiveram situação de emergência declarada por causa da seca e com a chegada do período de trovoadas, é preciso garantir que a água das chuvas seja armazenada, tornando necessária a dispensa de licitação para acelerar a recuperação das barragens e neste sentido Queimadas foi beneficiada com 457 horas de trator. “Inicialmente a proposta era limpar seis açudes e conseguimos limpar vinte”, falou Serginho, como é conhecido o prefeito.
O prefeito encerrou a entrevista com o CN, dizendo que solicitou a CORDEC mais 380 horas e utilizar na conclusão nas aguadas pública e espera que os recursos sejam logos liberados, pois todas elas são de real urgência a limpeza, principalmente o açude do Riacho da Onça que secou pela primeira vez em toda sua história.
Queimadas privilegiada pela natureza – Dos vinte municípios do território do sisal, Queimadas é o único que é cortado por seis rios, atendendo a toda área territorial. Os principais afluentes do Rio Itapicuru, no município de Queimadas, são o Itapicuru-mirim, que nasce em Jacobina e deságua a 12 km da cidade de Queimadas e os Rios d’Água, que tem também as nascentes no do município e o Rio do Peixe, que nasce em Jacobina e desagua abaixo do município de Queimadas.

Todos estes rios acima mencionados afluem para o Itapicuru-açu pela margem direita e pela margem esquerda, recebe os afluentes: do Rio Jacurici, que nasce em terras do município de Senhor do Bonfim e desagua a 8 km da cidade de Queimadas, na Fazenda Horizonte Novo, também em Queimadas e no leito deste rio foi construído o açude conhecido, como Camandaroba, no município de Itiúba; O Rio do Monteiro, cuja nascente está localizada no município de Monte Santo, desagua a 20 km da cidade de Queimadas.

Por: Valdemí de Assis / fotos: Raimundo Mascarenhas e assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário