quinta-feira, 19 de julho de 2012

Vitória da Conquista poderá ter 2º pela primeira vez..


Foto de uma pessoa votando em uma urna eletrônica

Vitória da Conquista poderá ter segundo turno pela primeira vez

A cidade de Vitória da Conquista, terceiro colégio eleitoral da Bahia, atrás apenas de Salvador e Feira de Santana, tem chances de realizar pela primeira vez na história o segundo turno nas eleições municipais deste ano. Contando com um eleitorado de 215.299 mil eleitores, a cidade atingiu o quantitativo mínimo necessário para a realização de segundo turno nas eleições para prefeitos, que é de 200 mil eleitores, conforme determina a Lei 9.504/97 (Lei das Eleições).
A Juíza Simone Soares Chaves, titular da 40ª Zona Eleitoral, umas das três zonas que compreendem o município, lembra que esse "é um momento histórico para a cidade, marcando seu desenvolvimento pelo crescimento populacional e, conseqüentemente, de eleitores”.
A cidade de Vitória da Conquista comporta também as 39ª e 41ª Zonas Eleitorais, sendo uma das seis cidades do Estado a possuir mais de uma zona eleitoral devido ao grande volume de eleitores.
Maioria absolutaO segundo turno só se realiza caso nenhum candidato atinja a maioria absoluta no primeiro turno da eleição. Este sistema é utilizado nas eleições presidenciais, para governadores dos estados e prefeitos das cidades com mais de 200.000 eleitores. No segundo turno, concorrem apenas os dois primeiros colocados do turno anterior, desde que o mais votado não tenha alcançado a maioria absoluta. A maioria absoluta é determinada quando um candidato vence determinada eleição com, pelo menos, metade do número de votos válidos mais um voto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário