quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Brasileiro afirma que agravamento da estiagem preocupa semiárido baiano



O deputado estadual Carlos Brasileiro (PT) falou hoje (19), no Plenário da Assembleia Legislativa, sobre o agravamento da estiagem no semiárido baiano, especialmente na região do Piemonte Norte do Itapicuru. Segundo ele, o baixo nível das barragens pode gerar um colapso no abastecimento nos próximos meses, atingindo mais de 330 mil baianos. O parlamentar pediu intervenções do governo estadual, além das ações que já vêm sendo desenvolvidas.
“Se não chover forte até o mês de abril, a situação deve se agravar consideravelmente”, afirmou Brasileiro. Entre as medidas requisitadas, ele pediu a interrupção temporária do fornecimento da Barragem de Ponto Novo para sistemas de irrigação. “Temos consciência da importância do agronegócio, que leva alimento aos lares. Mas, como representante do povo e diante do quadro instalado, tenho que reivindicar pela garantia do fornecimento, primordialmente, ao abastecimento humano e animal”, afirmou o deputado. Algumas barragens, segundo a Embasa, já secaram e outras estão com o nível abaixo de 15%.
Adutora - Carlos Brasileiro também aproveitou a fala para reforçar o pedido de implantação de uma adutora que leve água do Rio São Francisco para a região do Piemonte Norte do Itapicuru. O Governo da Bahia já sinaliza com a possibilidade de atendimento da demanda, através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur). Já a Codevasf indicou a disposição da garantia de repasse de recursos para os estudos iniciais da adutora. “Esta é uma luta de mais de 18 anos”, lembrou Brasileiro. Segundo o deputado, esta seria uma obra mais emergencial, já que também há indicativos para realização, futura, da transposição do São Francisco, em direção ao norte baiano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário