sábado, 11 de agosto de 2012

CANSANÇÃO Essa é a sua verdadeira Historia desde 1.843 veja.

Cansanção está completando neste Domingo 12 de agosto de 2012, 54 anos de emancipação politica ,     "PARABÉNS MINHA LINDA CANSANÇÃO"
                                                              Praça José Ambrósio Modesto

HISTORIA:
O Município de Cansanção originou-se da fazenda denominada Cansanção, adquirida por escritura pública, em 23 de Outubro de 1.843, do Visconde e Viscondessa da Torre de Garcia D’Ávila, através de seu procurador Manoel Félix de Andrade, tendo como compradores os Senhores: Joaquim José da Conceição, Pedro Fernandes de Almeida, Antonio Fernandes de Almeida, José Joaquim, Romualdo Fernandes de Almeida, Antonio Dantas da Silva, Manoel Dias Correia, Manoel dos Santos Pereira, Alexandrina Maria, Maria Francisca, Maria Salvador, Félix Pereira Lobo, Valério Fernandes de Oliveira, Teodora Passos Lima, João Pereira Damasceno e Antonio Joaquim da Fonseca, conforme livro de notas de nº. 02, às folhas 1 e 2, cujas terras pertenciam à Comarca de Itapicurú de Cima. Em 03 de Julho de 1902 o Sr. Joaquim da Conceição e sua Esposa Vicência Maria do Espírito Santo, venderam parte das terras ao Sr. Luiz Gomes da Silva Buraqueira, as quais já pertenciam a Comarca de Monte Santo, com a mesma denominação (Fazenda Cansanção). Em 1.947 por determinação do então Governador Otavio Mangabeira, foi instalada sua primeira Coletoria Estadual, em 1.954, teve a sua primeira emancipação política  revogada em 07 de Abril de 1.955, para só então em 12 de Agosto de l.958 através da Lei 1.018 ter sua emancipação concretizada, publicado no D.O. E.
O município de Cansanção está localizado na região do Norte Baiano, pertencente à microrregião do Sertão de Canudos, possui uma área de 1.317 Km2, limita-se com os Municípios: Monte Santo ao Norte, Queimadas, Santa Luz, Nordestina e Araci ao Sul, Quijingue ao Leste e Itiúba ao Oeste.  O limite com Município de Euclides da Cunha resume-se a uma estreita faixa situada ao nordeste do Município de Cansanção entre os municípios de Monte Santo e Quijingue.                                                            
A Cidade de Cansanção está a 401 metros de altitude acima do nível do mar e sua Coordenada Geográfica é 10º 40’ Latitude Sul 39º e 30’ Longitude Oeste. Em relação a várias definições regionais, Cansanção situa-se na Microrregião Homogenia (014) Sertão de Canudos; Região de Planejamento (004) Nordeste;.
                Praça Paulo Souto

 Recursos naturais;
               O Município apresenta como formações geológicas os granitos gnaisses, biotita-gnaisse, conglomerados, brechas, anfibolitos e diatexitos com relevo típico de Pediplano Sertanejo, típico de solo propicio ao plantio de culturas diversas, embora em sua maior parte com fertilidade de média a baixa. Registram-se ocorrências minerais importantes como ouro, ferro, cromo, cobre, diamante, etc.

CANSANÇÃO e o Clima

Retrato dos que não são visto pela sociedade
 O Clima é do tipo semi-árido e está totalmente incluído no Polígono das Secas com um alto grau de risco de seca. Apresenta temperatura máxima de 35ºC e mínima de 17ºC e uma média anual de 23,6ºC classificação  kooper Bsh. O  período mais chuvoso está entre os meses de novembro e março e, o menos chuvoso , nos meses de setembro e outubro. Possui dois períodos chuvosos distintos, trovoados (novembro a março) e inverno (maio a Julho) variando apenas a intensidade. O mês de abril é um mês intermediário, de transição, ocorrendo ou trovoadas ou inicio de inverno, ou é seco. A maior pluviosidade alcançada foi de 1.050 mm e a menor de 181 mm, a média anual varia de 400 a 600 mm.
            O município de Cansanção, tomando-se como referencia a sede do município, dista do litoral Sergipano  mais ou menos 140 km e do Baiano, em média 250 Km. Por isso, quase que invariavelmente, ocorrem precipitações pluviométricas no município quando as frentes frias chegam a Salvador. 

"Arquivos: Cansançãofofocas" 

Nenhum comentário:

Postar um comentário