sábado, 7 de julho de 2012

PREFEITA DE ARACI INAUGURA OBRAS


Prefeitura de Araci executa cronograma de inaugurações de obras na sede e zona rural

A prefeita Maria Edneide Torre Silva Pinho (PSD), disse que estava satisfeita pelas ações desenvolvidas ao longo deste segundo mandato e com o sentimento do dever cumprido, apesar de reconhecer que há muito por se fazer.


Depois de entregar as reformas e ampliações das escolas Vinicius de Morais, na Comunidade de Palmeira, Francisco de Sousa, em Lagoa da Anta, Cirilo Pereira de Matos, Ezequiel Dias Barreto, no Povoado do Balaio, uma Unidade Básica de Saúde do Povoado do Rufino, a Praça do Bairro da Cascalheira, na sede e a Creche Marcionília Santina da Silva, na Sede, próxima a Vila Olímpica, com capacidade para atender 244 crianças, a Prefeitura encerrou sexta-feira (06) com entrega da pista de Cooper José Suti e Praça de Esporte Maria Pinho, na Sede, o cronograma de três dias de inaugurações de obras na sede e zona rural do município.
A prefeita Maria Edneide Torre Silva Pinho (PSD), disse que estava satisfeita pelas ações desenvolvidas ao longo deste segundo mandato e com o sentimento do dever cumprido, apesar de reconhecer que há muito por se fazer, pois encontrou o município em 2009 com muitas dificuldades, principalmente com a inadimplência, o que atrasou as realizações das obras cujos compromissos foram assumidos em palanque.
Falando para um público de aproximadamente 3 mil pessoas, na noite de sexta-feira, 06, durante a entrega da reforma, ampliação e melhoria nas instalações da Praça Esportiva Maria Pinho, segundo a coordenação do evento, Nenca, como é conhecida a prefeita, disse que ao assumir a gestão municipal pela segunda vez procurou olhar para cada canto do município, pois existiam problemas para serem resolvidos em todas as comunidades e depois de três anos e seis meses de administração vê que muito foi feito e que contou com parceiros importantes a exemplo do deputado José Nunes e do ex-deputado Jorge Khoury, autor da emenda parlamentar que resultou nos recursos para as obras da Praça Esportiva Maria Pinho. “Está obra estava no meu plano de governo e iniciamos com recursos próprios em 2010, porém a possibilidade de concluirmos com recursos de uma emenda parlamentar foi sinalizada e paralisamos até que chegassem os recursos e tão logo recebemos, reiniciamos os trabalhos e hoje estamos entregando a comunidade”, falou prefeita referindo-se a Praça esportiva.

A Praça Esportiva foi construída em 1992 pelo ex-prefeito Edvaldo Pinho e é composta por duas quadras com de 27m comprimento e 16m de largura como demarcação total de linhas demarcadora para prática de futsal, de basquete, de vôlei e handebol, um campo soçaite e equipamentos de ginástica ao céu aberto. “Nosso trabalho é com respeito ao cidadão, falando sempre a verdade e honrando os compromissos. Isto nos fez inclusive receber a confiança do governador Jaques Wagner, que nós não votamos, mas tornou nosso parceiro e sou grata pelo que tem feito no município”, falou Nenca.

A prefeita falou também sobre a reforma que será realizada no Hospital Municipal, a construção de uma Unidade de Pronto Atendimento que será construída no Distrito de Pedras Alta, como médico 24 horas e apresentou a comunidade duas lanchas que serão colocadas a serviço do transporte escolar das crianças que mora a ribeirinha do Açude do Poço Grande. “Todo este trabalho eu credencio aos vereadores e a minha equipe de trabalho”, falou Nenca enquanto destacava nominalmente cada vereador e cada integrante do primeiro escalão do governo.

Ao ser questionada sobre a campanha eleitoral, pois irá disputar a reeleição, a prefeita Maria Edneide não quis falar sobre o assunto e disse que aquele era um momento administrativo e estava entregando obras que faziam parte do plano de governo apresentado ao povo em 2008 e só depois irá às ruas com um novo plano e agora com mais consistência, pois o município está equilibrado e adimplente, bem diferente da realidade encontrada em 2009.
Ainda sobre as obras entregues no cronograma dos três dias, ela citou o exemplo da Escola Padre Osvaldo Pinto da Silva, construída na sua primeira gestão (2001/2004), que estava totalmente danificada, com as paredes rachadas, os pisos cedendo, em virtude da situação do terreno e que não tinha segurança, pois faltava os muros e ao findar a gestão, e foi reformada totalmente, construiu mil metros quadrado de muros e implantou um moderno sistema pedagógico e merenda de qualidade.
A escola atende 157 alunos, em dois turnos com 08 salas de aula e durante os quatros meses que foram realizadas as obras de reforma, a Prefeitura alugou uma casa e as atividades foram transferidas, sem prejudicar o calendário escolar e ao discursar falou sobre a alegria em participar do ato, pois a situação que encontrou ao assumir a direção era realmente de calamidade e hoje está bem diferente.
A secretária de Educação Zélia Firmo, destacou a importância da obra e disse que a Prefeitura priorizou a educação nestes 04 anos e, a exemplo da Escola Padre Osvaldo, todas as unidades de ensino do município receberam um tratamento especial, quer na questão da segurança, nas atividades pedagógicas e na merenda escolar. “Hoje nós contamos com um espaço confortável, salas amplas, bem seguras e um campo soçaite”. O ato da entrega da Escola padre Osvaldo Pinto da Silva aconteceu na manhã de sexta-feira (06).
Na tarde de sexta-feira, a Prefeitura inaugurou pista de Cooper, obra que vinha sendo aguardada pela população, em especial as pessoas que frequentam a Praça da Bíblia. O projeto, que visa melhorar as condições de lazer e prática de atividades físicas, conta com jardinagem, iluminação especial, grade de proteção e uma extensão de 600m, segundo o secretário de Esporte e Lazer, Manoel Nunes.
Por último, o presidente da Câmara de vereadores, Edvaldo Silva Pinho, falou sobre seus benefícios destacando a importância do esporte e o lazer como práticas importantes dentro de uma sociedade, pois desperta talentos e contribui na socialização das comunidades, levando muita alegria a todos os envolvidos. A praça construída há vinte anos homenageia a mãe do parlamentar.
O deputado federal José Nunes (PSD), disse que mesmo a distância, tem acompanhado a série de inaugurações que vem sendo realizadas em Araci e reconheceu que estas ações vêm melhorando a vida das pessoas e aumentando alta estima. “Fiz questão de participar deste ato como forma de compartilhar da alegria desta comunidade por uma prefeita que honre seus compromissos”, finalizou o parlamentar.
Ao final do evento, aconteceu o show da banda Menina Faceira criada na cidade de Araci, onde mora a maioria dos seus integrantes e vem liderando o ranking de melhor banda e maior estrutura no estado da Bahia. A cantora Camila Vitorino, com sua voz inigualável, potente e presente em todos os sentidos, levou o público ao delirio e num gingado sensual e debochado, ou seja, no forró romântico atual, no ritmo do vaneirão, no zouk ou nas suas baladas já emplacadas como grandes sucessos.
Por: Valdemí de Assis / Fotos: Raimundo Mascarenhas

Nenhum comentário:

Postar um comentário