Nesta segunda (23), a deputada Fátima Nunes encaminhou pedido de urgência à Casa Civil pela recuperação de aguadas em 15 municípios baianos, localizados nos territórios do Sisal, Nordeste II e Semiárido. A solicitação é resultante da audiência realizada na última semana pela parlamentar, que reuniu agricultores destes municípios.
Dentre as demandas trazidas pelos trabalhadores rurais e encaminhadas aos órgãos responsáveis pelas ações de governo em combate à estiagem, a imediata limpeza das aguadas para recepção da escassa água que possa vir a chegar nas regiões, foi prioritária. A solicitação engloba municípios como Iaçu, Coronel João Sá, Euclides da Cunha, Caldeirão Grande, Tucano, Quijingue, Santa Brígida, Crisópolis, Monte Santo, Uauá, Canudos, Queimadas, Cansanção, Paripiranga e Ribeira do Pombal. “Estas localidades necessitam, emergencialmente, de intervenção pelo que pudemos acompanhar. Nos foi relatada preocupante insuficiência das ações da Cordec para prepará-las para as chuvas, portanto, faz-se necessário que esta obra seja realizada em caráter de urgência, uma vez que a situação é grave”, pontuou Fátima Nunes.
“Em Adustina, município do Nordeste baiano, temos açudes com menos de 3% de sua capacidade atendida e uma previsão de pouca ou nenhuma chuva pelos próximos quatro meses, recuperar as aguadas é emergencial e temos previsão de colapso na cidade”, afirmou Roberto Santos, liderança municipal.
Em Quinjingue, a situação é tão preocupante quanto. “De repente pode vir um aguaceiro fora de época, e nós não temos nossas barragens limpas, então nossas fontes podem receber está água, que se mistura com a lama e se tornam inaproveitáveis para consumo humano, para plantações, e os animais”, enfatiza o presidente da Associação dos Agricultores Familiares de Baixa do Pascoal, Francisco Xavier.
Ascom:Deputada Fátima Nunes

Nenhum comentário:
Postar um comentário