quinta-feira, 8 de março de 2012

Sequência promissora de Robinho


Duas semanas de brilho- Robinho e sua sequência promissora

Desde os dois gols que marcou diante do Arsenal, o brasileiro vive grande momento na equipe rossonera

Robinho - Milan-Arsenal - Champions League (Getty Images)
Getty Images
Há quem não aguente mais ouvir falar em Robinho. Talvez seja o gosto amargo de uma expectativa frustrada, a que previa que o atacante transformaria-se em um dos principais jogadores do futebol mundial. De repente, pode ser uma implicância com seu estilo cheio de firulas e truques que, nos últimos anos, pouco contribuem para suas equipes. O fato é que a imagem de quem antes era quase uma unanimidade, hoje está arranhada por desempenhos frustrantes em campo.

Para quem abandonou Robinho por causa de suas más atuações, porém, seria interessante voltar a acompanhá-lo agora. O Goal.com apontou há duas semanas que a atuação de gala que teve diante do Arsenal poderia ser o prenúncio da recuperação de seu futebol. Contando aquele jogo, já são quatro performances consecutivas de destaque pelo Milan.

Um raio-x da grande sequência

Para tirar um termômetro das atuações de Robinho pelo Milan desde a goleada sobre o Arsenal, recuperamos as avaliações dadas pelo Goal.com Internacional às suas performances nessa sequência recente.

ROBINHO NOS ÚLTIMOS 4 JOGOS- NOTAS DE GOAL.COM INTERNACIONAL
Milan 4 x 0 ArsenalCesena 1 x 3 MilanMilan 1 x 1 JuventusPalermo 0 x 4 Milan

Nota: 7.5

Nota: 7.5

Nota: 6.5

Nota: 8.5

Interessante notar que a média das quatro notas fica em 7.5, número extraordinário para um jogador que vinha alternando atuações razoáveis com performances decepcionantes. Robinho passou de coadjuvante a um dos principais jogadores do time rossonero e os números provam sua evolução.

O que mudou?

Essa é a pergunta que fica quando comparamos o Robinho burocrático de outras jornadas com o decisivo dos últimos quatro jogos. Uma análise mais apressada diria que ele simplesmente recuperou o futebol do início da carreira. Não é bem assim.

O Robinho que brilha hoje é bem diferente do driblador individualista dos tempos de Santos. Os anos de insucesso com este estilo fizeram com que desenvolvesse seu lado armador, o que gerou críticas que lhe condenavam por não ser mais o jogador incisivo de seu começo.

"Flutuou pelo campo, fazendo com que se tornasse muito difícil de marcar. Uma performance que mostrou porque um dia ele teve tanto status".


Avaliação de Robinho pelo Goal.com Internacional em Palermo 0 x 4 Milan

A ponderação tinha sentido, já que Robinho tirou de seu repertório a jogada individual, que lhe diferenciava dos jogadores comuns. O crescimento dos últimos jogos, que dá esperanças de que o atacante ainda pode atingir patamares mais altos, veio com a maturidade de saber os momentos certos de partir para cima do adversário, mesclando o drible com as jogadas coletivas que Robinho tanto trabalhou nas últimas temporadas

Nenhum comentário:

Postar um comentário