sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

CANSANÇÃO CLAMA A JESUS POR ÁGUA


PEQUENOS E MÉDIOS AGRICULTORES DO MUNICÍPIO DE CANSANÇÃO  FAZEM PROCISSÃO PEDINDO CHUVA PARA A REGIÃO.


Fonte: blog do Florisvaldo 
A seca que assola o nordeste nos últimos anos, vem fazendo com que os grandes, médios e pequenos agricultores percam suas noites de sono.
No município de Cansanção/BA, a situação não é diferente, tendo em vista que não existe mais comida para o rebanho (bovino, caprino, ovino ou suíno), alem da falta de água que se tornou inacessível para todos, não só para o consumo humano, mais também para os animais.
Diante desta situação, na tarde desta quarta feira (19/12/2012), representantes das comunidades FAZENDA LAJE DO JOSÉ, FAZENDA PARELHA e FAZENDA CALDEIRÃO organizaram e realizaram uma procissão de fé, e no percurso, os presentes rezaram e oraram clamando por chuva abundante que possa restabelecer o bem estar de todos, principalmente dos animais que estão morrendo a cada dia.
Segundo um dos participantes (José Carlos – Carlinho do Arnaldo) “não há mais nada que podemos fazer, pois mesmo tendo recursos financeiros, não encontramos pastos para alugar ou comida para saciar a fome do pequeno rebanho que possuímos”. Segundo ele, a situação só não esta pior, porque existe um Poço Artesiano na Fazenda Laje do José, que vem suprindo a necessidade de água para os animais existentes na região.
A Procissão teve inicio no Açude do Caldeirão (que esta seco) e terminou no Cruzeiro existente na Fazenda Parelha.
Durante o percurso, ficou acertado que será retomado junto as autoridades do município, um projeto existente de Revitalização do Açude do Caldeirão, que apesar das inúmeras promessas que já foram feitas, não saiu do papel.

O referido projeto é de autoria de Florisvaldo Ferreira dos Santos (Valto do Evilazio), incansável na luta pela revitalização do Açude, sob alegação de ser o único reservatório de água existente em um quadrilátero de vinte quilômetros quadrados e que alem de sua água, serve como fonte de renda para os moradores das comunidades através do peixe que é retirado, bem como da plantação de uma grande variedade de hortas frutas granjeiros adaptados a região.
Para melhor compreensão, transcrevemos na integra o referido projeto:
“Ao Ministério da Integração NacionalMinistério do Meio AmbienteInstituto do Meio Ambiente e demais Órgãos Governamentais do combate a Seca.
A UNIÃO DAS ASSOCIAÇÕES DOS PEQUENOS AGRICULTORES DE CANSANÇÃO (UAPAC), representando as suas filiadas ASSOCIAÇÃO DOS PEQUENOS AGRICULTORES DA FAZENDA LAGE DO JOSÉ e ASSOCIAÇÃO DOS PEQUENOS AGRICULTORES DO POVOADO DE PARELHA E ADJACÊNCIASrepresentando os moradores das comunidades,FAZENDA CALDEIRÃO DE CIMA, FAZENDA CALDEIRÃO DE BAIXO, FAZENDA LAGE DO JOSÉ, FAZENDA PARELHA, FAZENDA LAGOA SALGADA, FAZENDA PAU DE COLHER, FAZENDA AROEIRA, FAZENDA CAETANO, FAZENDA BRITO, FAZENDA IPUEIRA, FAZENDA CALDEIRÃO DOS VAQUEIROS, FAZENDA JITAÍ, FAZENDA JIBOIA, FAZENDA NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS, FAZENDA NOVA ESPERANÇA, FAZENDA PAU D’ARCO, FAZENDA BOA ESPERANÇA, FAZENDA MOUQUEM  FAZENDA ALGODÕES, FAZENDA CABEÇA DA VACA, FAZENDA PAU DO ARCO, FAZENDA ANGICO, FAZENDA LAGOA GRANDE, FAZENDA LAGE COMPRIDA, FAZENDA PATOS, FAZENDA LAGE NOVA, FAZENDA JUNCO, FAZENDA PEDRA, FAZENDA LAGOA DA PAZ,  FAZENDA CONCEIÇÃO e COMUNIDADE DA IGREJA CATÓLICA DA MATRIZ DE CANSANÇÃO e demais vizinhanças, vem a presença destas autoridades constituídas para solicitar a revitalização do AÇUDE DO CALDEIRÃO, situado no município de Cansanção Bahia, o qual foi construído na década de 60 com recurso do Governo Estadual através do DNOCS e administrado pela Prefeitura Municipal local, sendo que por falta de manutenção, sua bacia encontra-se totalmente assoreado e a barragem em péssimo estado de conservação.
Destacamos que este reservatório de água é o único existente em um quadrilátero de vinte quilômetros quadrados e que alem de sua água, serve como fonte de renda para os moradores das comunidades através do peixe que é retirado do reservatório, bem como da plantação de uma grande variedade de hortas frutas granjeiros adaptados a região.
A ação se resume no desassoreamento da bacia e na reforma de sua barragem, sendo que alem dos benefícios já citados, sendo o serviço feito em conjunto com os órgãos municipais, gera uma frente de emprego que pode ser absorvido pelos moradores da região.
Esperamos poder contar com o atendimento desta nossa solicitação, que muito vai contribuir para o desenvolvimento da nossa região.
Colocamo-nos a disposição para futuros contatos os quais poderão ser mantidos com o Sr. Osmilton Ribeiro – e-mail seagri.cansancao@bol.com.br fone 075-9119.1805 ou Sr. Florisvaldo Ferreira dos Santos – e-mail ffsantosconsultoria@ig.com.br fone 075-9192.3750 ou 011-99313.9224 e 011 98600.3699.
Atenciosamente,
Cansanção, 03 de junho de 2011
 ________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário