segunda-feira, 23 de julho de 2012

BRASIL: 45 CIDADES SÓ MULHERES DISPUTAM A PREFEITURA


Brasil terá 45 cidades onde só mulheres disputam a prefeitura 

  • A vereadora Onira Contel (à esquerda), a empresária Ana Preto (no centro) e a prefeita Milena Bargieri (à direita): só mulheres na disputa pela Prefeitura de Peruíbe nas eleições de outubro
    A vereadora Onira Contel (à esquerda), a empresária Ana Preto (no centro) e a prefeita Milena Bargieri (à direita): só mulheres na disputa pela Prefeitura de Peruíbe nas eleições de outubro
Pela primeira vez nos 53 anos de história da cidade, os quase 50 mil eleitores de Peruíbe –município de 57.686 habitantes no litoral sul do Estado de São Paulo (a 135 km de São Paulo)– terão uma eleição onde só há mulheres concorrendo à prefeitura.

VEJA O PERFIL MÉDIO DO CANDIDATO A PREFEITO

São três candidatas: a prefeita Milena Bargieri (PSB), que tenta a reeleição, a vereadora Onira Betioli Contel (PT) e a empresária Ana Preto (PTB).
De acordo com dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), dentre os 5.565 municípios do Brasil, existem 45 cidades onde só há mulheres na disputa pela prefeitura nas eleições de outubro.

Momento histórico

“É um momento histórico para a cidade, sem dúvida”, diz a prefeita de Peruíbe. “Acho que, apesar disso ter sido uma coincidência, é um reflexo da conquista de um espaço cada vez maior pelas mulheres não só na sociedade brasileira, mas em todo o mundo ocidental”, diz Milena.
Ela afirma que as mulheres possuem algumas características que podem ser utilizadas de maneira positiva na administração pública.
“Acredito que a mulher, culturalmente e pela possibilidade de ser mãe, tem uma ternura e uma sensibilidade maiores para algumas questões, como os problemas sociais”, diz a prefeita. “Mas não acho que isso seja determinante para fazer um bom trabalho. Homem ou mulher, o importante é a honestidade e seriedade”.

ELEIÇÃO TERÁ 106 'LULAS', 68 'DILMAS' E 48 'TIRIRICAS'

Milena reconhece que o número de mulheres candidatas ainda é muito pequeno em relação aos homens.
“Mesmo com o crescimento, a presença das mulheres no processo político ainda é tímida. Exemplos como o da presidente Dilma Rousseff são importantes, pois encorajam uma participação maior”, diz a prefeita.

Número de candidatas cresce 2%

Segundo o TSE, ao todo são 15.304 candidatos a prefeito inscritos. Destes, 1.907 são mulheres (ou 12,5 % do total).
Nas últimas eleições municipais, em 2008, havia 1.641 mulheres candidatas a prefeituras, dentre 15.903 candidatos (ou 10,3% do total).
De acordo com a vereadora Onira Contel, adversária política de Milena, a hegemonia feminina verificada na disputa pela Prefeitura de Peruíbe não se repete na Câmara de Peruíbe.
“Sou a única mulher lá”, diz a vereadora, que está no seu terceiro mandato. “Desde 2001, quando assumi uma vaga na câmara pela primeira vez, sempre fui a única mulher."
“Dessa forma, foi uma surpresa feliz ver que na disputa pela prefeitura, desta vez só há mulheres”, afirma a vereadora, que também enxerga um crescimento na participação das mulheres na vida política brasileira.

VEJA QUANTO SEU CANDIDATO PRETENDE GASTAR NA ELEIÇÃO

A vereadora concorda que o grau de representatividade das mulheres na política ainda não é adequado.
“O ideal é que um dia consigamos atingir uma representatividade igual à dos homens, com cerca de metade das vagas para cada gênero."

Herança política

"Nós mulheres já mostramos a nossa força e a nossa coragem”, diz Ana Preto, a terceira candidata à Prefeitura de Peruíbe.
“Estamos todas participando de um momento muito importante da democracia brasileira. Tenho certeza de que nesta e nas próximas eleições teremos muito mais mulheres sendo eleitas pelo voto direto", diz a candidata.
Ela também afirma que o fato de só haver mulheres na corrida pela prefeitura da cidade é um reflexo da participação feminina na vida política, que começa a aumentar.
Tanto Ana Preto como Milena Bargieri são filhas de ex-prefeitos de Peruíbe.
No Estado de São Paulo, são cinco municípios onde só haverá mulheres na disputa pela prefeitura. O Estado que possui mais municípios sem homens concorrendo à prefeitura é o Rio Grande do Norte, com oito cidades.
Depois de São Paulo, na segunda posição, aparecem Minas Gerais e Paraíba, com quatro cidades cada.

Eleições pelo Brasil

Foto 21 de 21 - 22.jul.2012 - A prefeita de Ribeirão Preto (SP) e candidata à reeleição pelo PSD, Dárcy Vera, faz passeio de bicicleta no parque Curupira na manhã deste domingo (22) Mais Márcia Ribeiro/Folhapress

COMENTÁRIOS 24

Avatar do usuário
  1. Avatar de Ale.....

    Ale.....

    6 minutos atrás
    Brasil pais de roubos
  2. Avatar de Ale.....

    Ale.....

    25 minutos atrás
    Aconselho aos eleitores a não se animarem muito. Aqui em Natal-RN, temos uma governadora e uma prefeita, a prefeita tem 90% de rejeição e governadora já esta bem próxima desta porcentagem. Esta rejeição é o reflexo da má administração publica que as duas tem feito por aqui. Entendam, não é o sexo, raça ou opção sexual que define o trabalho de alguém, mas sim o caráter desta pessoa.
  3. Avatar de Agüero

    Agüero

    26 minutos atrás
    Tem algum cidade grande dentre essas???
  4. Avatar de gramense-10

    gramense-10

    1 hora atrás
    jdpn acho que vc nao ta sabendo que nos partidos existe convenções.....
  5. Avatar de jdpn

    jdpn

    1 hora atrás
    pera ai a lei não diz que tem que ter candidato feminino e masculino se tiver só masculino tem que ter uma porcentagem de feminino por que agora só tem feminino, tem que haver igualdade tanto para feminino como para masculino tem que ter candidato masculino para concorrer
  6. Avatar de ed+

    ed+

    1 hora atrás
    Esperamos que a imprensa sensacionalista não foquem só o sexo de quem vai disputar o pleito eleitoral mas sim as qualidades e carater do CANDITADO, para que o eleitor possa realmente ver quem está elegendo independente se for Homem ou Mulher desde que a Magestade ELEITOR vote certo.
  7. Avatar de php33

    php33

    3 horas atrás
    nao tem essa de mulher ser melhor que homem, e que elas tambem nao podem pisar na bola. tem uma vereadora aqui em minha cidade que seria uma referencia vergonhosa as mulheres, entao votem nos melhores e nao se é homem ou mulher..
  8. Avatar de Lord Of Darkness

    Lord Of Darkness

    3 horas atrás
    Concordo com o Matogrosense.. uma mulher que se diz empresária iria largar sua empresa para cuidar de encrencas..?? tem alguma coisa nisso..
  9. Avatar de FerdinandoPortel

    FerdinandoPortel

    3 horas atrás
    se eu fosse mulher, me sentiria extremamente ofendido com esse tipo de noticia. mulher é o que? doente? deficiente mental? criança? não tem cérebro? por que as pessoas insistem em tratar mulheres como seres inferiores? se homens e mulheres fossem realmente iguais não existiria propósito em noticiar esse tipo de coisa.
    1. Avatar de casacurta

      casacurta

      2 horas atrás
      Ferdinand para vc ver como a coisa é. A mulher sempre se sente discriminalizada, exige cotas para isso, cotas para aquilo. Quando uma noticia é veiculada, dando conta que as portas estão abertas a quem quer que seja, surge um "alienado" vociferando um monte de bobagens. As mulheres não estão em maiores posições, por vontade propria, senão veja a sra Dilma, Angela Merckel etc. É muito prático ser esposa e ser sustentada sem ter responsabilidades ou então ir à luta.
  10. Avatar de A favor da multa!

    A favor da multa!

    3 horas atrás
    Isso se chama EVOLUÇÃO... Parabéns às mulheres do mundo todo!!! Vagner Caldeira
    1. Avatar de pedromendesfilho

      pedromendesfilho

      1 hora atrás
      Exatamente, Gersonsp77
    2. Avatar de Gersonsp77

      Gersonsp77

      2 horas atrás
      meu amigo, EVOLUÇÃO é a sociedade saber em quem votar, independente de sexo, religião ou qualquer coisa. Você pode ser mulher, homem, preto, branco, evangelico ou católico, mas para ser corrupto ou honesto não existe cara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário