sábado, 23 de agosto de 2014

QUEM É Aécio Neves da Cunha ??




Natural de Belo Horizonte, Aécio Neves da Cunha nasceu em 10 de março de 1960. Formado em Economia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas), começou sua carreira política como secretário pessoal do avô Tancredo Neves - presidente da República eleito em 1985 pelo Colégio Eleitoral, morto antes de tomar posse. Um ano depois da morte do avô, Aécio elegeu-se deputado federal constituinte. 

Em 1990, já filiado ao PSDB, conquistou seu segundo mandato na Câmara. Dois anos depois, concorreu, sem sucesso, à eleição para a Prefeitura de Belo Horizonte. Em seu terceiro mandato como deputado federal, tornou-se líder da bancada do seu partido. 

Em 2001, em uma articulação que contou com a ajuda do então ministro da Saúde José Serra, apresentou-se como candidato à presidência da Câmara à revelia do PFL (atual DEM), principal aliado do governo Fernando Henrique Cardoso. Eleito, tomou medidas, como a criação do Conselho de Ética, que ajudaram a pavimentar seu nome para a disputa do governo de Minas Gerais. 

Eleito duas vezes no primeiro turno e com a maior taxa de aprovação entre governadores em 2009, foi cotado para disputar a vice-presidência na chapa de Serra em 2010, mas recusou o convite. No mesmo ano, foi eleito senador.

Foto: Flickr

Nenhum comentário:

Postar um comentário